‘Viagens sustentáveis são prioridade para brasileiros’, afirma Booking

O Relatório de Viagens Sustentáveis da Booking.com para o ano de 2021 mostrou que 96% dos brasileiros acreditam que as viagens sustentáveis são essenciais. Em meio a 30 nacionalidades consultadas pela empresa, o país fica em terceiro lugar entre os viajantes que mais dão importância ao assunto, empatado com os mexicanos e colombianos, atrás apenas dos quenianos (98%) e dos vietnamitas (97%).

De acordo com o levantamento*, durante suas férias nos últimos 12 meses, 49% dos viajantes brasileiros tomaram a decisão consciente de desligar o ar-condicionado ou aquecedor da acomodação quando não estavam presentes, enquanto 54% decidiram levar sua própria garrafa de água reutilizável na viagem, em vez de comprar garrafas descartáveis. Por fim, 29% se envolveram em atividades para ajudar a comunidade local.

Além disso, 64% dos viajantes brasileiros disseram que ficam incomodados quando estão em uma acomodação que os impede de ser sustentáveis, por exemplo, não oferecendo a coleta de lixo reciclável. Em paralelo, 96% dos brasileiros dizem que querem se hospedar em uma acomodação sustentável no próximo ano – um aumento notável em relação ao ano de 2016 (80%), quando a Booking.com conduziu pela primeira vez uma pesquisa em torno das viagens sustentáveis. 

Em termos de intenção e conscientização em relação ao tema da sustentabilidade, viajantes e propriedades parecem estar na mesma página. Segundo uma pesquisa conduzida em abril, 82%** dos parceiros de acomodação da Booking.com em todo o mundo veem a sustentabilidade no setor de hospitalidade como algo importante. Ainda que 3 em cada 4** parceiros de acomodação tenham dito que implementaram práticas sustentáveis na sua propriedade, somente 31%** deles ativamente comunicaram esses esforços para hóspedes em potencial. Muitos deles, 59%**, só fazem isso no momento do check-in.

Acesso às viagens sustentáveis 

Os dados indicam que ainda há desafios significativos para facilitar a consulta de informações sobre sustentabilidade nas primeiras etapas do processo de reserva. Pensando nisso, a Booking está lançando um programa para ajudar as propriedades a se tornarem mais sustentáveis, dado que a empresa acredita ter também a responsabilidade de facilitar o acesso a estas opções, tanto para parceiros quanto viajantes. A iniciativa inclui o compartilhamento de guias, insights e boas práticas com as acomodações por meio de várias oportunidades educacionais, além de manuais e conteúdo especializado que a plataforma disponibiliza no Partner Hub.

Além disso, a Booking.com agora exibe mais de 30 certificações oficialmente aprovadas pelo Conselho Global de Turismo Sustentável (GSTC), pela organização Green Tourism e pelo EU Ecolabel (selo verde da União Europeia), assim como de outros programas de sustentabilidade de redes de hotéis.

“Fazemos essa pesquisa há 6 anos. É muito inspirador ver como a conscientização sobre a importância das viagens sustentáveis cresceu de forma consistente, tanto entre os clientes quanto entre nossos parceiros”, afirma Marianne Gybels, Diretora de Sustentabilidade da Booking.com. “Todos os lados têm boas intenções, mas ainda há muito a fazer para tornar a viagem sustentável uma escolha fácil para todos.”

* Pesquisa encomendada pela Booking.com e realizada com 29.349 entrevistados em 30 países. Para participar, todos deveriam ter mais de 18 anos, terem viajado pelo menos uma vez nos últimos 12 meses e estarem planejando uma viagem em 2021, e serem responsáveis pela decisão ou estarem envolvidos no processo de tomada de decisão da viagem. A pesquisa foi feita on-line e ocorreu em março de 2021.

** Pesquisa realizada pela Booking.com com uma amostra representativa de 3.390 provedores de acomodação da Alemanha, Austrália, Áustria, Brasil, China, Croácia, Espanha, Estados Unidos, França, Grécia, Índia, Indonésia, Itália, Japão, México, Polônia, Portugal, Rússia, Tailândia e Reino Unido. A pesquisa foi feita on-line e ocorreu em abril de 2021.

Leia também:
Escape 60 apresenta a sala ‘Barão de Guayaquil’ na Vila Olímpia (SP)

2 Comments on “‘Viagens sustentáveis são prioridade para brasileiros’, afirma Booking”

Comments are closed.