Pernambuco registra crescimento de 4,2% na atividade turística em junho

De forma gradual, o turismo vem retornando suas atividades. Uma pesquisa divulgada pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), na última quarta-feira (19), apontou o aumento da receita de hotéis, restaurantes e locadoras de automóveis no junho. Ao todo, o estado de Pernambuco registrou um aumento de 4,2% em atividades turísticas. Os dados foram revelados na Pesquisa Mensal de Serviços (PMS), que compara junho com o mês de maio de 2020.

“Os dados divulgados pelo IBGE sobre a atividade turística no Brasil mostram uma retomada do segmento em Pernambuco. Isso comprova que estamos no caminho certo, mantendo a preocupação com as questões sanitárias e com a saúde da população e dos visitantes, mas ao mesmo tempo esse recomeço, mesmo lento, do turismo, tem um potencial para a geração de emprego e renda para nosso Estado”, destacou o secretário de Turismo e Lazer, Rodrigo Novaes.

A média nacional de junho aponta um aumento de 19,8% em comparação ao mês anterior, com destaque para o setor aéreo (+59,8%) e para os serviços de alojamento e alimentação (+17,3%). Entre março e abril, o turismo nacional chegou a registrar uma queda de 68,1%. Além de Pernambuco, outros Estados do País pesquisados pelo IBGE tiveram crescimento nas taxas de serviços das atividades turísticas em junho. Santa Catarina liderou o ranking (26,1%), seguido do Rio de Janeiro (23,7%), além de São Paulo (19,6%).