Pernambuco lança o Selo Turismo Seguro

Selo visa recuperar a segurança e confiança dos turistas

Nesta quarta-feira (29), a Secretaria de Turismo e Lazer de Pernambuco (Setur-PE), lançou oficialmente o “Selo Turismo Seguro”, que tem como objetivo credenciar as empresas do setor turístico, garantindo a segurança dos turistas e moradores na retomada das atividades.

O selo certifica as empresas e prestadores de serviços do Turismo que se comprometam ao cumprimento das recomendações dos protocolos específicos determinados pelo Governo de Pernambuco como garantia da prevenção de riscos à saúde para o turista.

“Elaboramos esse selo ao longo dos últimos meses, em conjunto com a ABIH, Abrasel, Abav, Abeoc, além de diversas outras entidades e vários empresários, que ajudaram na elaboração dos protocolos”, afirmou o Secretário de Turismo e Lazer de Pernambuco, Rodrigo Novaes.

“Entendemos como imprescindível que tenhamos o selo de Pernambuco e que ele empreste segurança aos turistas e moradores. Queremos que os visitantes saibam que existem protocolos rígidos e fiscalizados pelos nossos órgãos, para garantir a retomada de forma consciente”, completou Rodrigo.

CADASTRO

Para emitir o selo, é necessário acessar o site, baixar o protocolo e preencher um termo de compromisso. Junto ao termo, a empresa deve anexar também a documentação necessária e aguardar o envio do email com o selo para a impressão.

“Após o cadastro, em poucos dias, a secretaria de Turismo junto com a Empetur credencia a empresa e envia um email com o selo para a impressão, certificando o estabelecimento. Acreditamos que dessa maneira iremos retomar o turismo”, explicou o secretário.

O selo já está disponível para inúmeros estabelecimentos do setor, como por exemplo agências de turismo, bares, restaurantes, hotéis, pousadas, guias e atrativos turísticos.

Rodrigo acredita que o Turismo tem que buscar novas alternativas para se reinventar, mas que esse é um processo longo, de pelo menos um ano ou mais. “Mas se soubermos conduzir as coisas da maneira correta, com todos os cuidados necessários, evitamos os retrocessos”, completou.

Rodrigo Novaes, Secretário de Turismo e Lazer de Pernambuco e Ana Paula Vilaça, Secretária de Turismo, Esportes e Lazer do Recife

Para Ana Paula Vilaça, Secretária de Turismo, Esportes e Lazer do Recife, o selo vem carimbar a segurança e confiança dos turistas. “Estamos empenhados na retomada das atividades e no papel de resgatar a confiança dos visitantes. É um processo lento mas já demos os primeiros passos. Sem duvidas os protocolos disponíveis no site vão ajudar”, afirmou.

GRANDES EVENTOS

Em coletiva, Rodrigo afirmou que os eventos do showbiz, feiras e congressos ainda não tem previsão de retorno, mas que os eventos menores como casamentos, festas de aniversário e outros devem ser autorizados nas próximas semanas, desde que sigam protocolos específicos que estão sendo formatados e devem ser disponibilizados pelo governo.

Ainda de acordo com Rodrigo Novaes, a execução do Réveillon 2021 se torna ‘inviável’ sem uma vacina contra a Covid-19. Contudo, o cancelamento da festa ainda não foi confirmado.

Já para o Carnaval, a secretária de Turismo não bateu o martelo ainda e os órgãos pernambucanos estão estudando protocolos, buscando maneiras de como fazer a celebração tradicional do Carnaval.

RETOMADA

Dados da ABIH-PE apontaram que existiu um aumento significativo na ocupação hoteleira no mês de julho. A ocupação cresce algo em torno de 30% e é esperado que em setembro esse número aumente ainda mais.

Entre os dados observados, foi possível identificar o novo perfil do consumidor e a mudança de comportamento pós Covid-19. Os viajantes não estão realizando reservas com antecedência e sim fechando pacotes em cima da hora.

Contudo, Rodrigo Novaes afirma que o setor “acredita na retomada das atividades ainda em 2020, movimentando toda a cadeia, em todos os setores. O selo é um passo a mais para que a gente possa utilizar nas nossas ações promocionais – mostrando que nos preocupamos com a segurança e saúde dos nossos visitantes”, finalizou.