Ecoturismo: conheça quatro destinos brasileiros que são perfeitos para o contato com a natureza

De norte a sul, o Brasil possui destinos incríveis para adicionar à lista de “lugares para conhecer”, principalmente aqueles que evidenciam a sua exuberante natureza. E o que não falta neste momento é vontade de viajar e colecionar memórias! Vivemos novos tempos e a tendência é seguir viagem por lugares que oferecem contato próximo às paisagens naturais e sem aglomerações.

Pensando nisso, separamos algumas opções perfeitas para o ecoturismo dentro do território nacional, com excelente estrutura para receber os viajantes com segurança, proporcionar aventuras e mostrar o que esse país bonito por natureza tem de melhor. Confira:

Cambará do Sul (RS)

A pequena cidade na região sul guarda belezas naturais de cair o queixo: os cânions Itaimbezinho, no interior do Parque Nacional de Aparados da Serra; e Fortaleza, situado no Parque Nacional da Serra Geral. Esses paredões de pedras dividem os estados de Santa Catarina e Rio Grande do Sul, proporcionando paisagens magníficas, cobertas pela vegetação e vistas de tirar o fôlego. Há muito o que se fazer na região: trilhas, passeios de balão e piqueniques são algumas das atividades para admirar os cenários.

Bonito (MS)

Um dos principais destinos de ecoturismo do país, Bonito realmente faz jus ao seu nome. O destino tem sua indústria turística muito bem organizada e a preocupação com o meio ambiente é levada a sério. Por isso, os visitantes contemplam cenários de natureza praticamente intocados, com cachoeiras, piscinas naturais de águas cristalinas e grutas. O lugar conta com variadas atividades de aventura e lazer, como trilhas, rapel e flutuação, em mais de 40 atrações para conhecer, entre elas a Gruta do Lago Azul, o Aquário Natural e a cachoeira Boca da Onça, com 156 metros de altura.

Jalapão (TO)

O Parque Estadual do Jalapão é um destino perfeito para quem curte viagens de natureza, ecoturismo e aventura. Possui inúmeros encantos naturais, onde é possível praticar canoagem, rafting, rapel ou fazer uma trilha – seja a pé ou de bicicleta. Entre os lugares que não podem faltar na lista de passeios estão o Cânion de Sussuapara, que possui paredões de pedra de 12 metros de altura; e a Serra da Muriçoca, de onde é possível ver toda a imensidão do Jalapão e suas formações rochosas e dunas alaranjadas.

Foz do Iguaçu (PR)

O destino seduz principalmente os viajantes que gostam do contato com a natureza. Famoso por suas cataratas, que levam o nome de Parque Nacional do Iguaçu, o atrativo conta com 275 quedas d’água com até 90 metros, e deixa visitantes do mundo todo boquiabertos com tamanha imponência. O ideal é conhecer toda essa beleza em um passeio de barco ou helicóptero. Outros lugares para conhecer são o Marco das Três Fronteiras, a Usina Hidrelétrica de Itaipu e o Parque das Aves.

Fonte: Abreu