Brasileiros estão comprando suas viagens com maior antecedência, aponta Braztoa

O setor de turismo segue sua trajetória gradual e responsável de recuperação. Em meio à retomada, o principal atrativo procurado pelos turistas tem sido as belíssimas praias de todo o território brasileiro. Já os viajantes, protagonistas do cenário de retomada, estão adquirindo novos hábitos: programando as viagens com mais antecedência e começando a demonstrar interesse também pelos roteiros internacionais.

Todas as informações mencionadas acima fazem parte do sétimo levantamento mensal da Braztoa (Associação Brasileira das Operadoras de Turismo), que traz números de setembro sobre a comercialização e gestão de seus associados, que representam cerca de 90% das viagens de lazer comercializadas no Brasil, diante da pandemia da Covid-19.

Recuperação das vendas

Em setembro, 87% das operadoras realizaram vendas. Este indicativo tem crescido uma média de 10 pontos percentuais a cada mês. Além disso, 16% das operadoras apontaram ter tido um faturamento equivalente a 50 a 100% se comparado a setembro de 2019 e 2% já tiveram um faturamento maior que no mesmo período do ano anterior. O número de empresas cujo faturamento ainda está até 90% menor do que em 2019, foi reduzido a 28% (em agosto eram 40%) e as demais empresas faturaram entre 11 e 50%, no mesmo período. Essas variações positivas refletem o cenário já previsto anteriormente de uma recuperação gradual, tanto que, para 100% das operadoras, setembro foi melhor ou similar a agosto.

Volume de passageiros

O estudo traz uma nova informação: o volume de passageiros embarcados em setembro. Ao todo, 34% das operadoras relatou que os embarques do mês representaram 10% em relação ao mesmo período de 2019; 19% disseram que os embarques representaram entre 26% e 50% do volume do ano anterior; e 7% embarcaram entre 51 e 75% de passageiros; e 2% sinalizaram ter chegado ao patamar de 76 a 100%. Para 21% das empresas, o mês de setembro não teve embarques.

Comercialização de viagens com mais antecedência

Na comercialização de viagens, 75% das operadoras disseram ter realizado vendas cujos embarques se concentram no primeiro semestre de 2021, seguidas de roteiros que se realizarão em dezembro (60%). As viagens mais próximas seguiram percentuais próximos e ficaram em 43% para setembro, 49% para outubro e 45% para novembro. O embarques para o segundo semestre de 2021, compras feitas com antecedência, fizeram parte das vendas de 47% das operadoras (em agosto, este indicativo estava em 38%).

Esses dados retratam um cenário no qual as pessoas desejam viajar e, com os protocolos e cuidados expostos pelas empresas, empreendimentos e profissionais do setor, a cada dia sentem-se mais seguras para isso. Quem pode e deseja, já está aproveitando os embarques imediatos, em viagens mais curtas e próximas.

No entanto, o destaque fica para o número de pessoas que não está viajando como gostaria, mas já se planeja com uma antecedência muito maior do que a praticada anteriormente, afinal, planejar é viver um pouco da viagem a cada etapa até que ela aconteça, com a tranquilidade de sentir-se seguro em relação à saúde e também fazer esse sonho caber no bolso com organização.

Perfil das vendas e do viajante

Destinos de praia estão entre os preferidos entre os brasileiros. Em seguida aparecem destinos do interior (fazenda, campo e montanha), e logo atrás estão os locais de natureza e ecoturismo. Em relação à duração, as viagens mais comercializadas tiveram um tempo médio de 5 a 9 dias, seguidas das de curta duração (até 4 dias). As escapadas de final de semana aparecem em terceiro lugar e, na sequência, estão as viagens de longa duração (10 dias ou mais).

As preferências dos turistas se dividiram entre viagens com aéreo de longa duração (voos de mais de 2 horas), seguidos de roteiros com voos de curta distância (menos de 2 horas de duração). As hospedagens em locais de curta distância (até 400 quilômetros) aparecem em terceiro lugar no ranking, seguidos das hospedagens em longas distâncias ou outros estados.

Os resorts aparecem com maior destaque entre as opções para acomodação, bem próximos das hospedagens em hotéis de grandes redes, o que pode ter relação com a maior disponibilidade de leitos desses empreendimentos.

Destaques de busca por destinos

Mais uma vez, a região Nordeste se destacou, fazendo parte das vendas da maior parte das operadoras, seguida das regiões Sudeste e Sul, que ficaram no mesmo patamar, e com as regiões Norte e Centro Oeste formando o terceiro bloco das preferências. Entre os destinos nacionais mais comercializados em setembro, destacam-se Salvador, Porto de Galinhas, Fortaleza, São Paulo, Rio de Janeiro e Gramado.

No internacional, o destaque vai para Cancún, acompanhado de outras regiões do Caribe, seguido pelos Estados Unidos (Orlando) e Maldivas. Portugal, Itália e Argentina também aparecem com boa procura.