Aeroportos na Noruega promovem processos de embarque sem contato

Os aeroportos administrados pela Avinor, na Noruega, promovem novas viagens sem contato em aeroportos através da tecnologia Amadeus

A Avinor, empresa que opera os 44 aeroportos estatais da Noruega, está lançando um programa de viagem “touchless” de ponta a ponta para enfrentar o impacto da Covid-19 e ajudar a restaurar a confiança dos viajantes antes da temporada de verão da Noruega.

Os passageiros que viajam a partir dos aeroportos noruegueses em breve poderão fazer o check-in, deixar as malas, passar pela segurança e embarcar na aeronave sem contato interpessoal ou a necessidade de tocar em máquinas físicas, graças aos novos processos e tecnologia de distanciamento social da Amadeus e da ICM.

Com a implantação dessa nova abordagem, o passageiro faz o check-in à distância e recebe um código de barras do cartão de embarque enviado para seu telefone celular, que também funciona como um cupom para imprimir a etiqueta da bagagem do passageiro. Ao chegar no terminal, o passageiro apresenta o código de barras em um quiosque de autosserviço e a etiqueta de bagagem do passageiro é automaticamente impressa.

Em seguida, o viajante simplesmente anexa a etiqueta e deposita a mala no sistema de bagagem sem o apoio de agentes. A equipe interna da Avinor reestruturou suas unidades de autoatendimento de bagagem com uma nova configuração dos leitores de código de barras e de diálogo com os passageiros, a fim de tornar o processo totalmente sem contato físico.

“Nossos passageiros podem contar conosco para tomar as medidas necessárias de acordo com os conselhos das autoridades sanitárias norueguesas. Isso reduz o risco de exposição a vírus infecciosos a um mínimo absoluto, e estamos confiantes de que os viajantes acolherão bem nosso novo método sem contato”, afirmou Brede Nielsen, CIO do Grupo Avinor.

“Trabalhamos rápida e flexivelmente com a Amadeus e a ICM para construir e implantar nova tecnologia e tornar mais seguro e mais fácil voar a partir de nossos aeroportos. Estamos agora em uma posição forte para atender a um número cada vez maior de passageiros que viajam durante o período de verão”, completou.

Os aeroportos da Avinor já oferecem embarque “touchless”, com passageiros capazes de apresentar seu cartão de embarque armazenado em seu telefone para autenticação e embarque na aeronave. A nova experiência sem contato está disponível inicialmente nos quatro aeroportos centrais da Noruega: começando por Oslo, a partir desta semana, seguido por Bergen, Stavanger e Trondheim, que juntos representam mais de 66% de todas as partidas.

No total, dezessete aeroportos serão atualizados para proporcionar a experiência sem contato em todo o país. O serviço estará disponível inicialmente para passageiros que voam nas transportadoras nacionais: SAS, Norwegian Air e Widerøe.

Yannick Beunardeau, vice-presidente de TI de aeroportos, EMEA da Amadeus, acrescentou: “A pandemia impactou todos os players de viagens, mas os aeroportos em particular têm a oportunidade de olhar além dos modelos operacionais convencionais e redefinir a experiência dos passageiros”.

“Comum a todos é a necessidade de criar um ambiente aeroportuário ágil e adaptável, o que pode significar deslocar o check-in para fora do aeroporto, adicionando automação ou acelerando a transição para o check-in, o bag-drop e o embarque sem contato. Em todos esses casos, a tecnologia flexível baseada na nuvem é uma necessidade”, completou Yannick.